Contorno da seção


  • banner lideranças do futuro


    O Lideranças do Futuro é um programa da Justiça Eleitoral que promove a educação para a cidadania e o fortalecimento da democracia. Por meio de palestras, diálogos e experiências práticas, o programa aborda temas essenciais como cidadania, democracia, participação política e os direitos de votar e ser votado(a). O objetivo é estimular o desenvolvimento de lideranças conscientes, responsáveis e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

    Nosso público-alvo são estudantes de ensino básico, de escolas públicas e privadas ou outras instituições que trabalhem com crianças e jovens. As atividades podem ser realizadas presencialmente nas escolas ou na sede do TRE-RS, conduzidas por representantes da Justiça Eleitoral.

    As apresentações são organizadas em quatro eixos temáticos:

        1. Cidadania - "Papo Cidadania": Reflexões sobre direitos, deveres e o papel de cada pessoa na construção da democracia.
        2. Participação feminina na política - "Mais Gurias na Política": Incentivo à participação das mulheres nos espaços de decisão e combate às desigualdades de gênero na política.
        3. Segurança do processo eletrônico de votação – "Desvendando o Voto no Brasil": Apresentação sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação no Brasil, destacando sua segurança, transparência e confiabilidade.
        4. Desinformação eleitoral - "Me Engana que eu Posto": Orientações sobre como identificar e combater a desinformação e as fake news, especialmente em períodos eleitorais.

    Para os anos iniciais do ensino fundamental, esses quatro temas são trabalhados de forma lúdica, por meio de duas palestras especialmente desenvolvidas para esse público:
        • "Alice no País das Urnas Eletrônicas"
        • "Uma Jornada Mágica nas Eleições Brasileiras" (em que personagens do universo Harry Potter aprendem sobre o sistema eleitoral brasileiro).

    Após as palestras, proporciona-se aos estudantes uma experiência com as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro. Esse contato pode se dar com urnas programadas com o software de treinamento de eleitores da Justiça Eleitoral, que replica o processo de votação oficial, mas com candidatos fictícios, OU por meio de eleições personalizadas, conhecidas como Eleições Comunitárias (parametrizadas com os dados dos estudantes-candidatos). Neste caso, a instituição interessada deve entrar com um pedido via JE Digital, com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a ação, e dentro do período compreendido entre 30 dias após eleições oficiais e o dia 15 de abril do ano eleitoral seguinte.

    Nessa experiência, os estudantes participam como candidatos, mesários, eleitores ou mesmo fiscais do pleito.

    Objetivo Geral:  Ampliar os conhecimentos da sociedade sobre a atuação da Justiça Eleitoral, sua história, sua importância como agente da democracia e ampliar os conhecimentos sobre o processo eleitoral brasileiro, fomentando a participação de todos nas eleições, assim como o desenvolvimento de futuros líderes.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    -    Contribuir com a formação de jovens eleitores, ampliando os conhecimento sobre a democracia brasileira;
    -    Estimular o alistamento eleitoral entre jovens a partir dos 16 anos;
    -    Fomentar o desenvolvimento  de líderes futuros;
    -    Incentivar a participação feminina na política;
    -    Explicar a história, as atribuições, estruturas e funções da Justiça Eleitoral;
    -    Enfrentar a desinformação eleitoral
    -    Aumentar a confiança na Justiça Eleitoral
    -    Propiciar o contato com a urna eletrônica e diversas formas de participação no processo eleitoral;
    -    Apresentar a imagem da um instituição mantida por pessoas (humanização), cidadãos brasileiros, sejam magistrados, servidores ou mesários.

    Solicitação:

    Para promover um evento Lideranças do Futuro em sua escola ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail spins@tre-rs.jus.br, informando:

    - Nome da instituição requerente e contato;

    - Data e horário previstos para o evento (as ações devem ocorrer preferencialmente no horário de expediente do TRE-RS, das 12h às 19h);

    - Número de estudantes envolvidos no evento;

    - Faixas etária e escolar dos estudantes.

    As solicitações de Eleições Comunitárias devem ser feitas por meio da plataforma JE Digital.