Contorno da seção
-
O Lideranças do Futuro é um programa da Justiça Eleitoral que promove a educação para a cidadania e o fortalecimento da democracia. Por meio de palestras, diálogos e experiências práticas, o programa aborda temas essenciais como cidadania, democracia, participação política e os direitos de votar e ser votado(a). O objetivo é estimular o desenvolvimento de lideranças conscientes, responsáveis e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.Nosso público-alvo são estudantes de ensino básico, de escolas públicas e privadas ou outras instituições que trabalhem com crianças e jovens. As atividades podem ser realizadas presencialmente nas escolas ou na sede do TRE-RS, conduzidas por representantes da Justiça Eleitoral.As apresentações são organizadas em quatro eixos temáticos:1. Cidadania - "Papo Cidadania": Reflexões sobre direitos, deveres e o papel de cada pessoa na construção da democracia.2. Participação feminina na política - "Mais Gurias na Política": Incentivo à participação das mulheres nos espaços de decisão e combate às desigualdades de gênero na política.
3. Segurança do processo eletrônico de votação – "Desvendando o Voto no Brasil": Apresentação sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação no Brasil, destacando sua segurança, transparência e confiabilidade.4. Desinformação eleitoral - "Me Engana que eu Posto": Orientações sobre como identificar e combater a desinformação e as fake news, especialmente em períodos eleitorais.Para os anos iniciais do ensino fundamental, esses quatro temas são trabalhados de forma lúdica, por meio de duas palestras especialmente desenvolvidas para esse público:
• "Alice no País das Urnas Eletrônicas"• "Uma Jornada Mágica nas Eleições Brasileiras" (em que personagens do universo Harry Potter aprendem sobre o sistema eleitoral brasileiro).Após as palestras, proporciona-se aos estudantes uma experiência com as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro. Esse contato pode se dar com urnas programadas com o software de treinamento de eleitores da Justiça Eleitoral, que replica o processo de votação oficial, mas com candidatos fictícios, OU por meio de eleições personalizadas, conhecidas como Eleições Comunitárias (parametrizadas com os dados dos estudantes-candidatos). Neste caso, a instituição interessada deve entrar com um pedido via JE Digital, com antecedência mínima de 60 dias da data prevista para a ação, e dentro do período compreendido entre 30 dias após eleições oficiais e o dia 15 de abril do ano eleitoral seguinte.Nessa experiência, os estudantes participam como candidatos, mesários, eleitores ou mesmo fiscais do pleito.Objetivo Geral: Ampliar os conhecimentos da sociedade sobre a atuação da Justiça Eleitoral, sua história, sua importância como agente da democracia e ampliar os conhecimentos sobre o processo eleitoral brasileiro, fomentando a participação de todos nas eleições, assim como o desenvolvimento de futuros líderes.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:- Contribuir com a formação de jovens eleitores, ampliando os conhecimento sobre a democracia brasileira;
- Estimular o alistamento eleitoral entre jovens a partir dos 16 anos;
- Fomentar o desenvolvimento de líderes futuros;
- Incentivar a participação feminina na política;
- Explicar a história, as atribuições, estruturas e funções da Justiça Eleitoral;
- Enfrentar a desinformação eleitoral
- Aumentar a confiança na Justiça Eleitoral
- Propiciar o contato com a urna eletrônica e diversas formas de participação no processo eleitoral;- Apresentar a imagem da um instituição mantida por pessoas (humanização), cidadãos brasileiros, sejam magistrados, servidores ou mesários.Solicitação:
Para promover um evento Lideranças do Futuro em sua escola ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail spins@tre-rs.jus.br, informando:
- Nome da instituição requerente e contato;
- Data e horário previstos para o evento (as ações devem ocorrer preferencialmente no horário de expediente do TRE-RS, das 12h às 19h);
- Número de estudantes envolvidos no evento;
- Faixas etária e escolar dos estudantes.
As solicitações de Eleições Comunitárias devem ser feitas por meio da plataforma JE Digital.
-
-
Institui o programa de atualização "Servidor Multiplicador" e o projeto de educação para a cidadania "Lideranças do Futuro", ambos da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS).
-
